domingo, 9 de janeiro de 2011

Primeira viagem: Barcelona!

Sou marinheira de primeira viagem e não nego. Mas na minha primeira viagem para fora de Portugal, até que tudo correu bem... Confira a seguir alguns episódios da minha estadia por Barcelona.

Carroça voadora

Tudo começou pela companhia aérea, a Ryanair. Pagamos menos de 50 euros pelos trechos de ida e volta Porto-Barcelona. Pagar pouco é bom, mas tem algumas desvantagens, como só poder levar uma mala de 10 quilos e com dimensões limitadas (50X40X20cm) e ter que assistir o mercado de peixe em pleno vôo. Fora isso, posso dizer que não viajamos exatamente de avião, tava mais para uma carroça voadora. Na aterrissagem, sutileza é luxo. O avião bate com tudo no chão: um jeito Ryanair de dizer “CHEGAMOS!”. Coisa de louco!!!

Impressões de Barcelona

1ª. Arquitetura: Em Barcelona é difícil fechar a boca... e não é só por causa da comida não... A arquitetura da cidade é maravilhosa. Os prédios, fontes, monumentos... enfim... tudo é de babar! Parte dessa beleza se deve a Antoni Gaudí, um arquiteto catalão que deixou sua marca por toda a cidade. Vale visitar o Parque Güell, a Pedreira e a Igreja Sagrada Família. Obras de arte em forma de arquitetura! Maravilhoso!

Parque Güell

2ª. Igrejas: Barcelona é de fazer qualquer cristão tremer nas bases. As igrejas são verdadeiras obras primas, ricas em detalhes, sejam eles arquitetônicos, de pintura ou decoração. A minha preferida foi a Catedral de Barcelona. Lá estão expostas esculturas e imagens santas, algumas em ouro, bronze, cobre... 100% ostentação e beleza. Inacreditável.

Templo Sagrado Coração - Monte Tibidabo

3ª. Comida: Apesar de os restaurantes sempre desaparecerem da rota na hora da fome, comer em Barcelona é uma atividade bastante prazerosa. E o melhor de tudo: cabe no bolso! Lá, grande parte dos restaurantes oferecem o menu diário. Por um preço fixo (que variava entre 8 e 11 euros) é possível saborear entradas, primeiro prato, segundo prato, bebida, sobremesa e café. Além de se comer muito bem, come-se muito! Experimentamos a Paella, prato típico espanhol. Na primeira vez que comemos, inclusa no menu de um restaurante, estava deliciosa. Na segunda, em um restaurante onde a especialidade era Paella, o prato não estava lá essas coisas... vai entender... Outra pedida boa e barata são os tapas, ou como se diz no bom português, os petiscos. Destaque para as batatas bravas: batatas fritas (do tipo gordinhas) acompanhadas de um molho apimentado e para os croquetes de jamón (presunto). São porções deliciosas e custam baratinho (o preço varia de 3 a 5 euros, dependendo do restaurante!).

4ª. Baladas: A noite em Barcelona bomba! É quente até mesmo no inverno! Fomos em três baladas: a Sutton, que fica próxima a praça da Catalunha, e a Sotavento e a Opium, que ficam no Porto Olímpico. A primeira é uma balada menos turística, frequentada pela alta sociedade de Barcelona! Uiii! O lugar é lindíssimo, muito bem freqüentado e a música é ótima! As outras duas são baladas beira-mar, e mais freqüentadas por turistas. A música também é ótima, e o visual nem se fala. Deu vontade de voltar no verão, só para curtir um momento pé na areia! Um ponto negativo das baladas em Barcelona é que as bebidas são um pouco caras - um drink custa em média 11 euros (para se ter uma ideia, em Coimbra é possível ficar fortemente embriagado com esta mesma quantia...). O jeito então foi apelar para os chupitos, a versão espanhola dos shots! E, mais gritante que os valores, são os horários das casas noturnas: as baladas fecham pontualmente às cinco da manhã, por mais que a pista esteja lotada e a galera no delírio. Pontualidade britânica (no caso, espanhola!), fazer o quê?!

5ª. Transporte: Como toda boa cidade grande, Barcelona tem uma rede de metrô e trem muito funcional. São inúmeras estações, inúmeras interligações. Dá para chegar a todos os pontos turísticos da cidade via metrô, uma ótima pedida para quem tem tempo e disposição. Nos finais de semana, os trens e metrôs funcionam 24 horas, uma belezinha para quem quer sair de balada sem gastar com táxi. A desvantagem é que para mudar de uma linha para outra é preciso ter pique... Por exemplo, quando saíamos da estação de trem, tínhamos que percorrer um bom caminho até a estação de metrô, e quando lá chegávamos, tínhamos que andar toda a plataforma da linha verde, para chegar na outra plataforma da linha vermelha. Quando se faz isso todos os dias, o passeio torna-se bem cansativo e desgastante. Mas é válido, principalmente para queimar as calorias extras adquiridas nas refeições.

6ª. População: As pessoas no geral foram muito acolhedoras em Barcelona. Houve casos de estarmos paradas na rua olhando o mapa, e pessoas se aproximarem perguntando se queríamos ajuda. Muito prestativos!

7ª. Idioma: Consegui me virar com o meu espanhol enferrujado, e até arriscar um inglês de vez em quando. Uma curiosidade: em Barcelona fica a maior comunidade catalã da Espanha, de modo que metade da cidade fala catalão e outra metade fala espanhol. Nos pontos turísticos, as instruções são sempre em catalão, espanhol e inglês. As publicidades apresentam quase sempre duas versões, a catalã e a espanhola. Em alguns aspectos é engraçado, pois quem fala catalão nem sempre fala espanhol... aí recorrem ao inglês. Como disse minha amiga e companheira de viagem, “é a verdadeira Torre de Babel”.

Para ajudar você que pretende visitar um dia Barcelona, vou listar aqui as principais atrações que visitamos: Parque Güell, Igreja Sagrada Família, Pedreira, Museu Picasso, Parc de La Ciutadella, Castelo de Montjuic, Catedral de Barcelona, Monte Tibidabo, Fontes Mágicas... resumidamente acho que é isso.

Outros aspectos da viagem...

Invasão Italiana

Não sei se foi promoção da Ryanair, mas uma verdadeira massa de italianos invadiu Barcelona. Era babene para tudo quanto é lado. Em todo lugar que íamos encontrávamos italianos, ou éramos confundidas com italianas. Bom para a gente, que pudemos apreciar esse povo tão bem apessoado!

Invasão chinesa

Os “china-in-box”, como apelidamos os chineses, vão dominar o mundo, certeza! Tinha Tchaina por tudo quanto é lado... e não era só nas lojinhas do Chino não! Era turistando, mesmo! Sempre com suas câmeras de última geração, tamanho GG. Estão deixando os japoneses no chinelo!

Spanish Guitar

Música é algo altamente marcante em Barcelona. Em tudo quanto é lugar tem um “spanish guitar” mostrando seus dotes artísticos: nas estações de metrô, nos centros comerciais, nos parques. Tinha um que fazia até cover do Justin Bieber! Sensacional!

A periquita

Para encerrar esse quilométrico post sobre Barcelona, deixamos a nossa contribuição para as meninas que nos abrigaram: a periquita! Tivemos a infeliz ideia de relembrar aquela música, se é que podemos chamar isso de música, cujo refrão é: “quem vai querer a minha periquita?!”. Essa obra prima brasileira grudou na nossa cabeça, nas cabeças espanhola, inglesa e alemã das nossas novas amiguinhas e virou sucesso total. Hit do ano novo! Quem quiser ouvir esta pérola da música brasileira, é só clicar aqui.

E é no clima contagiante da periquita que eu finalizo esse post e deixo meu feliz ano novo para você, corajoso, que leu esse texto até o fim!

2011 promete ser bom (é ano ímpar!). Tenhamos fé!!!

Besos!!!

4 comentários:

  1. Nossa, tava vendo as fotos de Barcelona no seu face e babei..q lugar lindo, Na!! Amei!

    Queria mto q aki em Sampa o metro tb levasse pra tds os lugares...rs

    Gente, nao creio q vc mostrou a musica da periquia pros gringos...hahaha..chocou o povo ae..rs Devia te mostrado gaiola das popozudas..hauaha

    Ps: Tb gosto mais dos anos ímpares..espero q seja bom!

    Bjaoo

    ResponderExcluir
  2. Nah, eu já tinha curiosidade de conhecer Barcelona, com este relato, então... Quero, quero, quero!

    Gaudi é meu ídolo! Adoro as obras em mosaico!

    Bjs
    Mo

    ResponderExcluir
  3. Ahhhh! eu vi os tocadores da foto no Güell.
    Pow! que bacana! revivi grandes momentos lendo o post!
    Vamos marcar de voltar no verão juntos então...
    daí vou te apresentar as baladas que são sensação no verão!
    Beijos Nah. Jeferson

    ResponderExcluir
  4. Barcelona é nossoooo!!! Ai que saudade dos "Spanish Guittar" hauhauhauhua

    ResponderExcluir