terça-feira, 8 de março de 2011

Carnaval lusitano

Ao contrário do que supunha eu e umas amigas em momentos antes de eu embarcar nesta aventura lusitana, o carnaval em Portugal não tem pessoas dançando o vira ou cantando fado... tem uma trilha sonora bastante familiar...

Carnaval não é feriado prolongado

Aqui em Portugal Carnaval é terça-feira, e só. Não é que nem o Brasil que cai na folia a semana toda. Na segunda-feira, por exemplo, grande parte dos estudantes da Universidade de Coimbra teve aula normal. Depois das aulas, em compensação, a galera enfiou o pé na jaca. Todo mundo fantasiado pelas ruas, de bar em bar, de copo em copo, de folia em folia. Máscaras, serpentinas, confetes voando...

É samba, minha gente!

A trilha sonora do carnaval português é 100% brasileira. Toca samba, toca axé, pagode, marchinha de carnaval, samba enredo... toca tudo o que toca no carnaval brasileiro. Só não tem o trio elétrico, o abadá e o verão tropical. Escola de samba até que tem, mas é uma piada, ouvi dizer...

Carnavais famosos de Portugal

Aqui perto de Coimbra, há dois carnavais famosos.

Figueira da Foz: cidade de praia, Figueira oferece um desfile de carnaval, com direito a carro alegórico e mulher semi-nua sambando no frio. Esse ano, o carnaval da cidade foi afetado pela crise: cortaram mais de 40% da verba da folia. O resultado foram carros alegóricos reciclados desfilando pela avenida.

Mealhada: fizeram um mega alarde sobre o carnaval de Mealhada. Os destaques da programação eram apresentações de bateria de escola de samba, grupo de pagode e desfile. O rei do Carnaval, em compensação, era uma piada: o ator André Gonçalves, aquele participou da Casa dos Artistas, foi o índio amigo da Serena na novela das seis, e foi o motorista do Alexandre Borges em Caminho das Índias (lembrou?!).

Tem mais algumas cidades por aqui que oferecem um Carnaval “promissor”, mas depois de me deparar com as notícias dessas duas opções até desisti de caçar algo realmente carnavalesco.

Meu Carnaval

Aproveitei meu carnaval para viajar um pouquinho... fui conhecer Aveiro, cidade conhecida como Veneza Portuguesa. Passeei pela cidade, dei de cara com um desfile infantil de carnaval, fui conhecer umas praias, caí na balada (que só tocou música brazuca). Enfim... foi muito bom! De vez em quando é bom variar um pouquinho.


A segunda-feira de carnaval passei aqui em Coimbra, vendo a galera fantasiada, mascarada, a portuguesada tentando sambar... a noite rendeu muitas risadas, isso é fato...

Mas fato mesmo é que carnaval igual ao Brasil não há. A vibe é brasileira, o clima é verão, o ritmo é samba no pé e axé. É a maratona da folia... saudades de correr atrás do trio, de pular na praça, dançar até se acabar, beber para refrescar... essas coisas de Brasil. Entretanto, não vou ficar aqui chorando as pitangas, as saudades, dando trela p/ o saudosismo... está na chuva é para se molhar... Já que estou em Portugal, vou ter que encara o bacalhau...

Não importa o lugar, o melhor é a companhia... e por aqui ando sempre muito bem acompanhada... Graças a Deus!

Boa ressaca de carnaval para todos!!!

4 comentários:

  1. Quem te viu, quem te vê! Heim D. Natasha. Pq vc não falou antes? A gente trocava. Eu prefiro mil vezes a Veneza Portuguesa do que esse inferno que chamam de carnanval (única coisa boa é a folga no trabalho). Ai ai mas como amiga é para todas as horas, eu continuo sendo sua amiga, mesmo vc empolgada com o show da Ivete e o carnaval do Brasil. Huhauhauahauhauaha.

    ResponderExcluir
  2. Nah.....sempre um aprendizado ai em Portugal!!

    Não se preocupe com a falta do carnaval brasileiro...tem todo ano!!...se não deu para vir para cá agora.......daqui uns anos com certeza dará!!

    E pode deixar que quando esse dia chegar estarei junto com você correndo loucamente atrás do trio!!!

    bjaum

    ResponderExcluir
  3. Se vc disser que tocou Foge mulher maravilha e a Dança do Street Fight por aí eu mudo pra Portugal e viro uma promotora de micaretas! =p

    ResponderExcluir
  4. Puuutz Denis... essas não tocaram! Mas tocou o "vô não, posso não, minha mulher não deixa não"... serve?! E estamos promovendo o Tchubirabirum!

    ResponderExcluir