quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

O galo elétrico e o carnaval em Portugal

Não é porque eu dei uma esticadinha na minha estadia em terras tupiniquins, que eu vou abandonar o blog. JAMAIS! Aliás, preciso até pensar em novos rumos para ele, depois que eu me estabilizar de vez para o Brasil. 

Como não poderia deixar de ser, o post da vez é sobre Carnaval. Esse ano, eu não participei do célebre carnaval lusitano, entretanto, não pretendo ignorar a presença deste no universo carnavalesco.

No Carnaval que passei em Portugal, em 2011, não vi nada de muito especial: uns desfiles infantis, com carros e crianças fantasiados, um pessoal insano correndo pelas ruas de Coimbra com fantasias inusitadas, gente bêbada, gente dançando, gente causando... enfim... essas coisas de carnaval. O que eu não vi foi só trio elétrico e desfile de escola de samba.

O trio elétrico eu até sugeri que fizemos em 2012. Em um brainstorm louco com uns amigos, chegamos a compor a ideia do Galo Elétrico: um carrinho de som com um galo de Barcelos como destaque. Com o nosso micro-trio, percorreríamos as ruas de Coimbra, dando voltas na Praça da República e nos aventurando pelas vielas da Sé Velha. Como eu adiei a minha ida a Portugal, o projeto ficou só no papel, aliás, no bate-papo do Facebook, e poderá ser posto em prática por qualquer pessoa sem planos de como curtir o carnaval na terrinha.
Bloco imaginário dos Galos de Barcelos
Quanto à presença de escolas de samba, de fato elas existem em Portugal e desfilam no Carnaval. Eu é que não fui ver. Reza a lenda que as passistas portuguesas desfilam seminuas, tal como as brasileiras, porém em um clima bem mais ameno que o do verão tupiniquim: tipo assim, uns 5 graus (ou menos!). Coragem é o que não falta para essas gajas, que além de correrem o risco de pegar uma pneumonia e terminar a folia no hospital, se aventuram a exibir todo-um-gingado-em-prol-do-samba aos olhos clínicos presentes.

E quem foi conferir de perto o samba no pé português foram os mesmos amigos que dividem comigo a idealização do Galo Elétrico. Os meninos, brasileiros com sede de samba, participaram do desfile das escolas de samba da Mealhada, uma cidadezinha próxima a Coimbra. Que disposição, não?! 

A tchurma, que já vinha participando de ensaios há cerca de um mês, representou o Grupo Recreativo Escola de Samba Batuque. Fantasiados de “conquistadores portugueses”, os meninos compuseram a comissão de frente do desfile, que tinha como tema “a época dos descobrimentos”. 

Além desta, outras três escolas participaram do VI Concurso de Escolas de Samba do Carnaval da Mealhada 2012: Samba no Pé, Amigos da Tijuca e Sócios da Mangueira. A verde-e-rosa de bigodes ganhou o Carnaval na terrinha e consagrou-se tri-campeã do Carnaval Luso-brasileiro da Bairrada.

 Grupo de Samba Sócios da Mangueira, tri-campeão do Carnaval da Mealhada

A Batuque, mesmo tendo a melhor bateria e a força dos amigos brasileiros, ficou em segundo lugar. Apesar do vice, Marlon, um dos participantes tupiniquins, declarou que a escola, e o carnaval da Mealhada, fizeram bonito: “Pensei que ia ser diferente do Brasil, mas não. Foi muito bom, o povo muito alegre. Apesar do frio, as pessoas estavam animadas”.

Se você também participou de alguma festa carnavalesca portuguesa, compartilhe aqui as suas impressões!

Um beijo e até a próxima, foliões!

Nenhum comentário:

Postar um comentário