segunda-feira, 2 de abril de 2012

A Páscoa de bigodes

A Páscoa é uma data festiva portuguesa, com certeza. Religiosos, os portugueses celebram a data com fé e fartura. Cada cantinho do país tem a sua gastronomia e tradição típicas. Em alguns locais, a época é de cuidar da casa para receber o Compasso, ou Visita Pascal, quando o padre entra nas residências para abençoar os que ali moram. Na comida, para comemorar a ressurreição de Cristo, o que há de melhor deve estar na mesa: bacalhau, carnes e muitos doces.
Aqui no Brasil a gente tem a deliciosa tradição dos Ovos de Páscoa de chocolate. Lá em Portugal, os ovos são um pouco menos populares. Quem reina por lá são as amêndoas e o folar.
Preciso dizer que dá água na boca só de olhar?
Amêndoas
Para quem não sabe, a tradição dos ovos tem a ver com a simbologia cristã: o ovo remete ao nascimento, à vida. No início eram trocados ovos coloridos, pintados a mão, ou até mesmo de ouro. O chocolate, ao que me consta, foi uma invenção francesa, a qual sou eternamente grata. Mas, voltando a Portugal, as amêndoas, que lembram ovos pequenos, é o mimo preferido dos portugueses na Páscoa. Coloridas, com cobertura de chocolate, elas são uma delícia. Ano passado provei e presenteei mamis e minha madrinha, que foram me visitar na terrinha na época. Apesar de bem saborosas, ainda prefiro nossos tradicionais Ovos de Páscoa, que ano passado chegaram amassadinhos na mala, mas chegaram. Tão deliciosos como nunca!

Folar
O Folar é o tradicional Pão de Páscoa português. Podendo ser doce ou salgado, a ideia principal do Folar é a partilha e a confraternização. É um pão para dividir recheado de simbologia religiosa. Muitas vezes, além do recheio, o Folar é assado com um ovo inteiro, também simbolizando nascimento e vida. O costume são os padrinhos presentearem seus afilhados com esse pão aí. Tradição é tradição e a gente respeita, mas que é muito mais gostoso ganhar chocolates, isso é inegável, rs!

A Páscoa também é sinônimo de férias em Portugal - um pequeno recesso - e, mais do que isso, é quando a gente começa a esperar o verão mais ansiosamente. Na Páscoa, já costuma ser primavera, o sol tá mais quentinho e os dias mais coloridos. Se, para os cristãos, é a ressurreição de Jesus Cristo, para os portugueses é o renascimento do prazer de viver dias mais quentes, vibrantes e alegres.
Feliz Páscoa, Brasil! Feliz Páscoa, Portugal!
Que recomecemos a vida de um forma muito mais doce, seja com amêndoas, seja com ovos de chocolate!


Nenhum comentário:

Postar um comentário