domingo, 23 de janeiro de 2011

Jantarzinho...

Algumas ponderações sobre a cultura dos jantares.

O Jantar Português

Aqui em Portugal, quando alguém te chama para um jantarzinho em casa, prepare-se: é realmente um jantar. A noite começa com entradinhas, umas taças de um bom vinho, cuidadosamente escolhido para a ocasião. Todos se sentam à mesa, o jantar é servido, as pessoas conversam polidamente, comem sem pressa... enfim a etiqueta reina. Você tem o verdadeiro status de convidado, não se levanta da mesa para levar o prato, as refeições vêm até você. É Tudo muito bem preparado, muito bem servido, com mesa posta, música ambiente, conversa e muita classe.

O Jantar Brasileiro

No Brasil, como não poderia deixar de ser, tudo vira pizza. Quando você é convidado para jantar, já está pressuposto que você vai ajudar a preparar o jantar, a servir, a arrumar a bagunça, a dividir as contas, e não somente comer. Aí você cria o costume de chegar atrasado, se enfia na cozinha para ajudar no preparo, coloca as coisas na mesa e a galera vai se servindo. Tem gente sentada no sofá, no puff, no tapete, no chão, comendo apoiada em almofadas... é aquela divertida farofada. Cerveja pra cá, guaraná pra lá, passa o sal, pega a macarronada com dois garfos, não tem entrada, não tem pé, não tem cabeça. É tudo bagunçado mesmo. Gente falando alto, contando piada, um sambinha de fundo... No final da noite estão os homens na sala discutindo futebol e a mulherada na cozinha lavando a louça em conjunto. Tudo muito informal, tudo muito à vontade.

O jantar luso-brasileiro

Quando juntamos português e brasileiro num jantar é que a coisa fica engraçada. Começa na formalidade, no estilo português. Mesa posta, comida pronta, as pessoas são servidas, um bom vinho, música ambiente suave... Toda aquela classe. Aí o álcool começa a fazer efeito, os brasileiros perdem a timidez, a polidez e ponto... virou Brasil! Toca funk, pagode, samba, forró. A caipirinha rola solta... a gente bagunça a cozinha, faz meleca na toalha de mesa, fala alto, a galera começa a dançar, se joga no sofá, no tapete... aquela confusão!

E o melhor de tudo... a gente se diverte junto... e perde a noção de nação. E vira turma. E vira costume. E fica legal. É assim que se mistura.

No próximo jantar vai ser bacalhau com feijoada... hehehe!

5 comentários:

  1. Bem como eu sou quase membro de uma família de origem portuguesa (afinal de contas estamos no Brasil)eu aprendi a saborear essas pequenas coisas, como um vinho e todos sentados em uma mesa (isso quando ela comporta). Mas aqui é mais difícil isso acontecer e se caso você achar super agradável levar um vinho para um amigo/parente para um jantar pense bem, pois há uma grande possibilidade das pessoas preferirem um refrigerante ou uma cerveja. Rssssss

    ResponderExcluir
  2. ahuahau Acho que depois desses jantares chegaremos no Brasil arrasando e contando para toda a familia se comportar eh Bonito hahaah!!
    E ahhhhhhhhhhhh...amiga linda vc nasceu pra ser jornalista!! Adorei as palavrinhas sincronizadas...beijnhoss!!

    ResponderExcluir
  3. Olá Nat Bin!!!
    Pelo jeito sua vida além-mar está lhe rendendo ótimas histórias!!! rsrsrss
    Eu sei que rir da desgraça alheia não é legal, mas a sua adaptação à terrinha portuguesa renderia um ótimo livro!!!
    Mensagem de ano novo atrasada (só pra variar): Torço muito pra vc conseguir realizar seus objetivos com sucesso esse ano!!! Que todos os seus esforços se transformem em alegrias pra vc nos contar aki no blog!!!
    Mta saudade de vc Nah!!!
    Bjinhus, Mari - Bauru.

    ResponderExcluir
  4. Bom se seus amigos e familiares brasileiros dançam pagode e funk no jantar ou em qualquer outra ocasião, sentam no chão, sujam as toalhas de mesa e falam alto... me desculpe... mas fale por você....

    ResponderExcluir