terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Natal longe de casa...


Ano passado fui eu; esse ano pode ser você.  O fato é que passar o Natal longe da família é esvaziar um pouco do sentido desta tão tradicional confraternização. Você pode nem estar ligando muito, achando que passar o Natal na Europa é puro glamour, que vai vestir roupas elegantes de inverno, que vai ver a neve ou confraternizar com outras culturas, etc. Enfim... você pode até achar que o seu Natal vai ser chiquérrimo, coisa de cinema, mas quando der a meia-noite e você for abraçar as pessoas desejando o tão esperado “Feliz Natal” você vai perceber o quanto o seu elenco está desfalcado.

Para amenizar um pouco essa possível dor, aí vão algumas dicas de quem passou o último Natal longe de casa:

- Eleja um grupo de pessoas bacanas para dividir o sentimento de Natal com você. A companhia na sua noite de Natal vem fazer o papel da sua família e dos seus amigos que estão longe, por isso,  assegure-se que você fez a melhor escolha.

- Planeje a ceia de Natal em conjunto, como uma família faria. Compartilhar os planos alavanca o entrosamento para a tal esperada festa.

- Traga um pouquinho da noite do seu Natal familiar para junto desse seu Natal independente. Pode ser alguma tradição, alguma comida típica, brincadeira, ritual... enfim algo que te lembre o Natal em casa. Se cada um dos convidados fizerem isso, vocês terão uma ceia muito mais rica, a começar pela troca de experiências. Eu, no ano passado, propus duas coisas do Natal da Família Bin: o pavê de sonho de valsa (que eu faço todo ano) e o amigo secreto, que é diversão garantida! Foi sucesso total!

- Por último, não se esqueça de fazer aquela ligação para desejar um Feliz Natal para quem você ama. Você vai chorar? Vai! Vai borrar toda a maquiagem? Vai! Vai ter que se ausentar da festa para se recompor? Vai! Mas tudo isso vale a pena. É sinal de que você tem um coração que bate e AMA, independente da localização geográfica. Só não se esqueça do fuso horário!
Para você em Portugal, no Brasil, ou em qualquer lugar do mundo...
Um Feliz Natal!

Um comentário:

  1. Aiinnnn, quase chorei com o post do seu natal do ano passado, Nah! E quero a receita do pavê de sonho de valsa!

    ResponderExcluir