quinta-feira, 17 de novembro de 2011

O jeitinho brasileiro é português!

Em um ano de vivência aqui na terrinha, cheguei a esta conclusão: o jeitinho brasileiro é português!
Eu sei que eu não sou a com mais moral para falar sobre isso, já que na turma da faculdade eu era, por vezes, alcovitada de “garota-gambiarra” pelo meu jeito despachado e “despojado” de resolver as coisas, mas a conclusão é inevitável: o nosso “arresórvi na gambiarra” é herança lusitana.
Como eu cheguei a essa conclusão
Foi em um dia comum, na minha esplendorosa casa portuguesa, que a ideia veio na minha cabeça. Eu tinha acabado de chegar de viagem e percebi que a porta do congelador daqui de casa não fechava a porta. Comuniquei às meninas que moram comigo: “gente, vocês viram que a porta do congelador não está fechando?!” Uma delas foi comigo averiguar a situação. Ela olhou para a porta do congelador, olhou para o frasco tamanho família de amaciante que se encontrava no chão e simplesmente encostou a embalagem de sei lá quantos litros (juro, as embalagens de amaciante aqui são inesgotáveis!) na porta do congelador, olhou para mim e disse: “pronto, já está!”. Eu fiquei embasbacada, juro! Genial, pensei!!! (minha mãe que não leia isso!)
Outros episódios...
Desse dia em diante comecei analisar como o famoso jeitinho brasileiro está presente no cotidiano português. Só aqui em casa ele aparece quase que em todos os cômodos:
- Na porta de entrada, que um dia não fecha, outro dia não abre. Eu chamo o senhorio para consertar, mas tudo que ele faz é dar um jeitinho: aperta um parafuso de cá, dá uma batidinha de lá, chacoalha a coitada da porta que já está em frangalhos, mexe dali, mexe daqui e pronto: já está! Semana sim, semana não o senhorio volta para dar o ar da sua graça e do seu jeitinho de “consertar” a porta!
- As lâmpadas que queimam: uma vez a lâmpada da cozinha queimou e NADA de ninguém trocar, afinal era uma lâmpada especial que merecia cuidados especiais, o que definitivamente não é comigo. Então o que foi que eu e meu ex-companheiro de casa fizemos?! Colocamos um abajur na cozinha! Super tendência aqui na Europa, aprende aí você que está decorando a sua casa!
Meu Deus!!! Como eu nunca pensei nisso para resolver o problema do meu quarto que não tem luz no teto! Gênio!!!
- Outro jeitinho para lá de especial é a vara de pescar roupas, propriedade exclusiva da minha casa portuguesa. O pessoal daqui do prédio, inclusive daqui de casa (eu me incluo nessa) tem um talento especial para derrubar roupas e acessórios (sim, acessórios!) pela janela. Pensando nisso, eu e meu ex-companheiro de casa confeccionamos a vara de pescar roupas: emendamos um cabo de vassoura no cabo do rodo, o cabo do rodo no cabo da pá de lixo e um pedaço de arame na ponta disso tudo. Na outra extremidade, amarramos um pedaço de fio de varal e pronto! Já está! A nossa belíssima e funcional vara de pesca!!! Da criação para cá ela já sofreu algumas alterações, mas sem perder seu jeitinho gambiarra de ser!
A Ryanair é adepta do jeitinho
Fora de casa, o episódio que para mim consagrou o jeitinho gambiarra português aconteceu num vôo da Ryanair. Como todo mundo sabe, o vôoda Ryanair é aquela feira linda de Deus! Eles vendem e servem de tudo. Numa dessas, o aeromoço vendeu um jantar para um casal: o prato era frango com chilli se eu não me engano. Quando foi servir, o rapaz-Ryanair lembrou-se de um pequeno detalhe: não havia talheres para o casal comer o tal do frango! Pasmem com a solução: pauzinhos de mexer o café! Isso mesmo!!! O casal comeu o frango que nem japonês, rapaz!!! Na pegada dos palitinhos!!! Eu tiro o chapéu para o aeromoço, que foi, no mínino, criativo, para não dizer cara-de-pau!
E você?
Eu poderia enumerar um zilhão de gambiarras que eu já vi por aqui, mas vou deixar essa tarefa para você leitor... Bota a cabecinha para pensar e conta para mim como o jeitinho luso-brasileiro já deu o ar da graça para você. Para os que não têm experiências na terrinha, analisem e me digam se o jeitinho brasileiro é ou não é herança portuguesa!

Um comentário:

  1. Nachataaa... saudades de você! Qdo volta pra a gente fazer aquelas baladinhas furadas de novo? hahaha.
    Adorei seu blog também!! Bjos!!!

    ResponderExcluir