quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Espírito universitário é universal!

A minha recente conclusão é exatamente esta: espírito/comportamento universitário é universal. Ontem, terça-feira, 26 de outubro, rolou aqui em Coimbra o cortejo da Latada. A Latada é um festival tradicional daqui: tem shows (inclusive fui no show do Mika segunda! Meu primeiro show internacional fora do Brasil – e não é redundância, rs!), apresentações de grupos meio que folclóricos, barraquinhas das “atléticas”, comida, bebida... enfim... é um festival. O cortejo da Latada é um percurso que os calouros da Universidade de Coimbra fazem pela cidade. O destino final é o batizado, que acontece nas águas frias e sujas (cristalíssimo em comparação ao Tietê, diga-se de passagem) do rio Mondego. Eca! Mas não é simplesmente uma passeada, é uma coisa louca! Os calouros tem de se vestir de forma ridícula, e os veteranos, vulgos Harry Potters, fazem os tais bixinhos pedirem dinheiro pelo percurso (o que me lembra nossos famosos pedágios) e ainda por cima comerem pedaços de um delicioso nabo cru. Diliça! Tudo isso regado a muito álcool, como não poderia de ser, afinal são universitários.

E o que faz dessa coisa toda me trazer a ideia de comportamento universal de estudantes?! Vendo e depois participando do cortejo me lembrei dos meus velhos, saudosos e bem aproveitados tempos de CORSO, no Tusca, onde a gente (eu e minhas amiguinhas arroz de festa) corria loucamente pelas ruas de São Carlos, atrás do trio elétrico, cantando os lemas da Unesp Bauru. A diferença é que aqui não tem trio elétrico, pelo menos na Latada, mas os gritos de guerra e afins tem também.

Saindo do momento nostalgia, e retornando ao cortejo de ontem... o povo chega ao fim do percurso já fora do seu juízo perfeito, e então são encaminhados para o rio, onde os veteranos pegam penicos e batizam a bixarada. Alguns calouros chegam até a pular no rio, isso mais ou menos entre às 19h e 21h, lembrando que aqui na Europa já é outono, e as temperaturas nesse horário estão sempre abaixo dos 15°C.

E o que tudo isso significa?! Batizado! Esse é o momento que os sentem-se oficialmente parte da universidade e do espírito universitário. É mais ou menos aquela sensação do nosso primeiro Interunesp, primeiro TUSCA, ou qualquer outro evento em que sentimos o espírito universitário até o último fio de cabelo.

Ah, mas tem uma diferença gritante: o cortejo passa, e logo atrás vem o caminhão do lixo e outro da limpeza recolhendo toda a porcariada e deixando a cidade intacta. No rio, enquanto rolam os batizados, há botes salva-vidas navegando pelos arredores, tudo para garantir que nenhuma tragédia aconteça. É muita organização! (Europa, benhê!)

Enfim... é isso... só queria compartilhar essas minhas conclusões com vocês!

Agora vou fazer meus trabalhos que a lista de tarefas tá ficando cada vez maior! (Nisso, os professores da UC não lembram em nadas meus queridos professores coxas da Unesp... to ferrada!).

Beijosss,

Tchau!

3 comentários:

  1. Hummm Nachata acha que a vida é fácil? está pensando o que, que o professores portugueses são iguais o da Unesp? Sou funcionário público e dane-se a hora do Brasil. Hauhauahuahauhaua

    ResponderExcluir
  2. Gabriela Gini (Dolly)28 de outubro de 2010 às 06:45

    Ah, que legal descobrir que você está se aventurando em terras portuguesas!
    Adorei o blog!
    Aproveite bastante por ai, veterana!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. OMG, o que vc foi fazer em Purtugal???
    Que dahora. Um dia te pego no msn pra vc me contar.
    Volta pro carnaval, hein? Ia chamar vcs pra Votu!
    Beijooo!

    ResponderExcluir